
A gente já está cansado de saber que o nome do nosso país veio do tal pau-brasil, aquela árvore de onde se tira uma tinta vermelha, e que tinha aos montes por aqui antes da chegada dos anti-ecológicos portugueses. Mas...e o nome dos estados, de onde será que foram tirados? Bom, cada estado tem um nome diferente, e cada nome tem uma origem diferente. Quer dizer, essas origens nem sempre são tão diferentes assim... Pará, Paraná e Pernambuco, por exemplo (isso está parecendo um trava-línguas, não?), formam uma espécie de "trenzinho" de significado. Quer ver?
- Pará, na língua tupi, quer dizer mar. O estado ganhou esse nome por causa do rio Amazonas que, quando se encontra com um outro rio chamado Tocantins, fica tão grandão que parece um mar!
- Paraná começa com a mesma palavra tupi que deu nome ao Pará, e que significa mar. Só que, junto dela foi colocada uma outra palavrinha tupi , "nã", que quer dizer parecido, semelhante. Ou seja, o Paraná foi batizado assim porque lá tem um rio bem grande que é "parecido com o mar"
- Já Pernambuco, o último do trenzinho, ganhou o "para" (que acabou ficando com o som um pouquinho diferente), o "nã" e, de lambuja, um "pu'ka", que quer dizer encontro. Então recapitulando, Pernambuco é o encontro de um rio grande como o mar. Ou melhor, de dois rios: o Beberibe e o Capiberibe.
Aliás, isso de usar rios para dar nomes aos estados é o que mais acontece no Brasil: além desses três, tem também o Rio Grande do Sul, o Rio Grande do Norte e a Paraíba. No nome desse estado entra de novo a palavrinha "para", que a gente já sabe que significa mar, junto com "a'iba", que quer dizer ruim. Coitadinha da Paraíba!
Mas não é tudo em tupi, não!
Embora o tupi seja a língua campeã na hora de dar nome aos estados (nove deles ganharam nomes em tupi), o nosso bom e velho português também batizou alguns:
- O nome de Alagoas tem tudo a ver com a paisagem de lá. É que esse estado é cheio de...lagoas! Nem precisa explicar que foram essa tais lagoas que aderam nome a Alagoas, né?
- A Bahia também ganhou um nome bem "verdadeiro". Se você der uma olhadinha no dicionário, vai descobrir que baía (sem o h) é um pequeno golfo. Ok, e o que é um golfo? É um pouquinho de mar que entra pela terra, exatamente como acontece lá no litoral baiano!
- E Minas Gerais, por que tem esse nome? Por causa das minas, ora bolas! Foi nesse estado brasileiro que aconteceu o Ciclo do Ouro, no século 16. Durante esse tal ciclo um montão de ouro (é claro) e outras pedras preciosas foram descobertos e explorados em Minas Gerais!
- Os santos também entraram na festa do "batismo dos estados": São Paulo ganhou esse nome por causa de uma igreja construída lá em 1554; Santa Catarina também levou o nome de uma igreja, dado por um tal de Francisco Dias Velho; e o Espírito Santo acabou com esse nome tão "sagrado" porque seu primeiro governante, Vasco Fernandes Coutinho, desembarcou lá em 1535, num domingo dedicado...ao Espírito Santo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário