quinta-feira, abril 01, 2010

SOS cabelos!

Pontas duplas? Fios ressecados? A gente ensina a resolver todos esses problemas neste guia prático com 30 perguntas e respostas.

1Qual é o xampu ideal para o meu tipo de cabelo?
Se ele é oleoso, o melhor a fazer é usar um xampu com alto poder detergente. E, se você pensa que não deve aplicar condicionador, está enganada! O segredo é usar os cremes apenas nas extremidades dos fios. O mesmo vale para quem tem cabelo misto. Agora, se o seu cabelo for seco, opte por xampus hidratantes e não esqueça de aplicar um bom condicionador.

2 Qual o melhor corte para quem tem pouco cabelo?
Se o seu cabelo é ralinho, use o mais curto possível e repicado nas pontas.

3 É verdade que os elásticos e as presilhas danificam os fios?
Sim. Mas você até pode usar, desde que o elástico e a presilha não estejam puxando o cabelo, o que causaria danos à raiz. A saída é deixá-los mais frouxos.

4 Tem algum produto que aumente a quantidade de fios?
Não. Existem os chamados volumizadores, que encorpam os fios. Esses produtos são vendidos em salões e o cabeleireiro pode indicar o melhor para o seu cabelo.

5 Meus cabelos caem muito. O que fazer para diminuir a queda?
Os fios passam por ciclos durante a vida. Por isso, é normal perder cerca de 100 fios por dia. Mas, se a queda for muito maior, é sinal de que há algum problema físico ou até mesmo emocional. Nesse caso, procure um especialista.

6 Tenho muita caspa. O que fazer para me livrar delas?
A caspa tem causa desconhecida, mas é certo que algumas situações de estresse e o frio pioram muito o problema, em quem já tem predisposição. A saída é controlar o problema com xampus específicos ou medicamentos, que devem ser indicados por um dermatologista.

7 Devo pentear meu cabelo com pente ou escova?
Prefira pentes de madeira ou plástico, com dentes largos, para não machucar os fios.

8 Como evitar o excesso de oleosidade do cabelo?
Lave o cabelo com xampus detergentes. O condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas. E trate de evitar o hábito de ficar passando as mãos no cabelo! O toque estimula a produção das glândulas sebáceas.

9 Como diminuir o volume dos cabelos cacheados?
É bem simples! Basta usar xampu específico para esse tipo de cabelo e finalizar com creme para pentear, que modela os cachos e diminui o volume.

10 O que devo fazer para que o meu cabelo cresça mais rápido?
Em média, o cabelo cresce um centímetro por mês, mas o ritmo de crescimento varia um pouco de uma pessoa para outra. É uma questão genética. Mas não adianta colocar a culpa na sua mãe. Algumas doenças, como a anemia, podem diminuir a velocidade de evolução dos fios. Portanto, fique de olho e, sempre que possível, consulte um dermatologista.

11 Qual é o xampu ideal para o meu tipo de cabelo?
Se ele é oleoso, o melhor a fazer é usar um xampu com alto poder detergente. E, se você pensa que não deve aplicar condicionador, está enganada! O segredo é usar os cremes apenas nas extremidades dos fios. O mesmo vale para quem tem cabelo misto. Agora, se o seu cabelo for seco, opte por xampus hidratantes e não esqueça de aplicar um bom condicionador.

12 Qual é o melhor corte para cada tipo de rosto?
Quem tem rosto redondo deve repicar os fios para que eles caiam sobre a face. Os rostos triangulares pedem cabelo comprido com uma franja desfiada. Para os quadrados, a solução é um corte reto e comprido ou chanel. Por último, os rostos ovais devem ter fios desfiados, mas não muito. Uma franja lateral já resolve.

13 As gordinhas podem ter cabelo curto?
Sim, desde que o corte seja repicado, deixando que alguns fios caiam sobre o rosto para afiná-lo.

14 Como faço para ter um cabelo superliso e, ao mesmo tempo, não estragar os fios?
Se você usa chapinha, aplique um creme termoativado depois de lavar os fios e antes de escovar. Esse creme acelera o tempo de secagem do cabelo e, ao mesmo tempo, protege do calor.

15 Como posso recuperar os fios ressecados?
Capriche na hidratação e use produtos apropriados. Os de ação imediata, vendidos em ampolas, costumam ser bem eficientes. E são fáceis de usar. Outra dica é usar protetor solar nos fios.

16 O que é a escova progressiva? Ela danifica o cabelo?
A escova progressiva pode danificar, sim, o fio, e deve ser feita com um profissional em quem você confie. É um tratamento agressivo, mas que deixa os fios bem mais lisos. Seu efeito dura cerca de um mês. Qualquer tipo de cabelo pode receber o tratamento, desde que os fios estejam bem hidratados.

17 Como disfarçar as raízes sem aplicar mais tintura?
Use o cabelo umedecido com gel. Assim, ele fica mais escuro e a diferença de tons não chama tanto a atenção.

18 O que fazer para a tintura não desbotar?
Use xampus fixadores da cor e protetor solar capilar.

19 É possível fazer uma escova de salão em casa?
É bem difícil garantir o mesmo resultado. Mas, se você puder contar com a ajuda de uma amiga, suas chances aumentam. A dica é usar um secador com boca fina e encostá-lo deitado sobre os fios. Se a escova for térmica, você nem precisará encostá-lo. Pegue uma mecha fina por vez e seque primeiro a raíz. Em seguida, alongue os fios da raiz até as pontas.

20 E aqueles fiozinhos arrepiados quando termino a escova?
Para domá-los é preciso usar um bom restaurador de pontas, com óleos vegetais.

21 Como conseguir um aspecto natural mesmo com alisamento?
A melhor maneira de deixar o cabelo o mais natural possível, porém pra lá de liso, é fazer o tratamento com os fios virgens e hidratados. Se o cabelo já tiver tintura, dificilmente vai ficar com um aspecto bacana. Nesses casos, vale investir em um bom corte e em sessões regulares de hidratação. Os cachos estão na moda!

22 O que fazer para acabar de vez com as pontas duplas?
Se você tem muitas, é melhor passar a tesoura. E, para evitar que elas voltem, use pentes com dentes largos e não prenda o cabelo com elásticos que o apertem, para não machucar os fios. Você também pode ir a um salão e fazer uma cauterização química, que repõe a queratina perdida pelo fio.

23 Por que a tintura deixa o cabelo como palha?
A amônia abre a camada protetora dos fios, o que pode danificar a estrutura. Mas as empresas de cosméticos já desenvolveram vários produtos, para usar antes e depois de tingir, que minimizam esses efeitos. Porém, uma coisa é certa: quem quer mudar a cor deve saber que precisará redobrar os cuidados com o cabelo. Se você não tiver preguiça de cuidar do seu, vai conseguir mantê-lo sempre saudável, apesar da tintura..

24 Quais as cores da moda para o inverno?
Os tons terra com nuances avermelhadas ou acobreadas vão fazer sucesso na estação mais fria do ano.

25 Pintei o cabelo e não gostei do resultado. O que faço?
Vá a um salão e peça ao cabeleireiro para passar uma outra tinta. Se você tentar arrumar o estrago em casa, só vai piorar a situação. Seu cabelo pode ficar com uma cor muito estranha. Nessas horas, não dá para economizar.

26 As fases da lua influenciam no crescimento do cabelo?
Não existe nenhum estudo que comprove esta crença, apesar de muita gente seguir o calendário lunar. Mas mal não faz, não é?

27 O uso contínuo de gel danifica os fios?
Se o gel não tiver álcool na fórmula, você está liberada para passá-lo todos os dias. Vale lavar com um xampu anti-resíduos uma vez por semana.

28 O que são produtos finalizadores?
São produtos que servem para modelar os fios, dar acabamento e valorizar o penteado ou o corte. Existem finalizadores para todos os tipos de cabelo, dos oleosos aos ressecados, dos cacheados aos superlisos.

29 É possível retocar a raiz dourada e não ficar totalmente loira com o tempo?
Sim. Mas você precisa contar com um bom profissional, capaz de retocar exatamente as mesmas mechas feitas anteriormente. O processo deve ser feito somente quando o cabelo já cresceu quatro centímetros, ou seja, cerca de quatro meses após as primeiras luzes.

30 O que fazer para acabar com o tom esverdeado dos cabelos loiros após um dia de piscina?
Use xampu anti-resíduos uma vez por semana. Outra saída é recorrer a um salão e pedir uma neutralização com banho de brilho em tons violeta. A técnica é capaz de neutralizar o tom esverdeado dos fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário